domingo, 20 de dezembro de 2009

Ensaio Sobre A Cegueira


Um motorista no sinal, se descobre repentinamente cego. É o primeiro caso de uma "Treva Branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
Ensaio Sobre A Cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando outros os perderam" . José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, neste início do novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escrito e de cada leitor diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos'' .

4 comentários:

Raoni disse...

Muito bom esse livro!
Ele nos faz refletir sobre os instintos que o homem pode tomar caso ele seja na condição apresentada pelos personagens do livro.
Mostra uma conduta, de certa forma absurda mas possivel dos valores de certo e errado. Muito bom pra ser analisado e conversado!

Otima iniciativa em disponibilizá-lo para celular

Carlos Clemente disse...

Realmente, o livro fala sobre tudo isso que você citou!
Ótimo livro e recomendo-o para quem ainda não leu!

Elivelthon Carlos disse...

olá carlos gostei muito do seu blog
coloquei um link dele no meu. Parabéns pela iniciativa

Carlos Clemente disse...

Valew Elivelthon!